terça-feira, 12 de julho de 2016

Aplicativos para auxiliar os estudantes com a Matemática no dia a dia!




Muitas pessoas encaram a matemática como algo chato e difícil de entender. Para mudar esse pensamento, existem alguns aplicativos que podem facilitar o estudo da disciplina e fazer qualquer interessado aprender de forma divertida e interativa! Aqui trazemos alguns deles:


Rei da Matemática

Com versões gratuitas e pagas, o aplicativo transforma a rotina matemática em um exercício lúdico e interativo. No Rei da Matemática (Android e iOS), os usuários moram em um reino cujos desenvolvimentos pessoal e do ambiente ao redor depende da realização de diversos problemas matemáticos. Aí entram questões aritméticas de adição, subtração, raízes e frações, entre outras. É bastante útil para auxiliar os alunos ainda pouco familiarizados com as continhas.




Math You

Esse aplicativo é, literalmente, um gerador de contas. O MathYou gera tanto operações simples (como adição, multiplicação, potenciação), quanto expressões e equações complexas, com frações, potências e raízes. Ele é perfeito se você quer treinar sua habilidade em resolver contas.







Cola Matemática

Gratuito e inteiramente em português, o Cola Matemática (Android) serve como um professor virtual dos exercícios que tiram as noites de sono dos seus filhos. O app não apresenta apenas o resultado final dos problemas matemáticos, mas aponta, passo a passo, todo o desenvolvimento do cálculo, ensinando os estudantes a compreender como o exercício é resolvido.



Math Helper

Cumpre funções semelhantes às do Cola Matemática no sistema operacional da Google. Além de álgebra, probabilidade e plotador de gráficos, o app estende sua funcionalidade para áreas mais abordadas na universidade, como derivadas e integrais. Essas funcionalidades ficam de fora da versão gratuita do app. A opção paga custa R$ 8, e a avaliação dos usuários na loja de apps do Android é excelente – o que, normalmente, significa que o investimento vale a pena.



Matemática Elementar

Voltado para aqueles alunos do Ensino Médio que precisam de um reforço em diversos fundamentos matemáticos, esse aplicativo é gratuito e totalmente em português. O app Matemática Elementar (Android) permite que os estudantes identifiquem melhor as próprias dificuldades e, com isso, possam trabalhá-las com exercícios e aulas voltados para conteúdos variados, como funções, conjuntos numéricos e inequações, por exemplo.


Math Drills Lite

Nesse caso, o aplicativo é em inglês, o que pode exigir certo conhecimento dos pais que desejam colocar as primeiras habilidades matemáticas dos filhos à prova. O Math Drills Lite (iOS) é gratuito e possui uma interface bastante intuitiva, conduzindo os usuários a exercícios práticos sobre fundamentos básicos aritméticos, como adição, subtração, multiplicação e divisão. E o melhor é que dispõe de um gráfico de desempenho individual excelente para avaliar pontos fortes e fracos.


SAT Math Trainer

O SAT é um exame muito popular nos Estados Unidos. Bem parecido com o nosso ENEM aqui, serve como prova de aptidão para ingressar no ensino superior. Com o SAT Math Trainer (iOS), alunos do Ensino Médio podem testar suas habilidades matemáticas com mais de 10 mil questões que se dividem em álgebra, geometria e estatísticas. Disponível apenas em inglês e em versões pagas, o aplicativo é realmente desafiador para testar os conhecimentos dos alunos nas ciências exatas. E, no caso dos brasileiros, ajuda até a treinar o segundo idioma!



MyScript Calculator

De visual simples, mas bastante interativo, o aplicativo permite que pais e alunos escrevam as operações desejadas na tela, convertendo sua própria caligrafia em operações. O resultado aparece automaticamente na sequência. O MyScript Calculator (Android e iOS) é gratuito e adequado para todas as idades, servindo como um auxiliar de peso para que seus filhos confiram os resultados dos exercícios praticados em casa — desde que os tenham feito antes, claro.






Pense + ENEM

O ENEM é uma etapa muito presente no cotidiano escolar dos alunos do Ensino Médio. E sabia que preparar seus filhos para a prova pode ser mais fácil que tirá-los da cama pela manhã? O Pense+ ENEM (Android) é um aplicativo gratuito que reúne todas as provas do ENEM desde 2007, totalizando quase 1.500 questões para seus filhos testarem suas habilidades com exercícios que fizeram parte da história do exame. E ainda há espaço para o aluno checar seu desempenho nas provas!




AppProva

Gratuito e em português, o AppProva (Android e iOS) reúne provas do ENEM e de outros vestibulares, além de contar com simulados semanais e questões que replicam métodos usados nas provas. E o mais bacana é que o sistema de avaliação empregado é o TRI (Teoria de Resposta ao Item), mesmo método usado pelo MEC para medir o grau de conhecimento do candidato a partir de questões fáceis, médias e difíceis. Com ele, calcula-se a média estatística e probabilística de acertos e não apenas a quantidade de respostas certas. Trata-se de um programa complementar aos estudos, com dicas e exercícios para que seus filhos tenham ainda mais chances de serem aprovados nas provas mais concorridas do país.


TrainBrain


Gratuito, o aplicativo trabalha o raciocínio lógico e os reflexos a partir de cálculos exigidos pelo programa. Disponível em inglês e outros idiomas (infelizmente, exceto em português), o TrainBrain (Windows Phone) desafia crianças e jovens a encontrarem soluções de uma maneira mais ágil e efetiva, essencial para o cumprimento de exercícios matemáticos.



MatchUp


Não é só de cálculos que se sustenta a Matemática. Da mesma forma que o TrainBrain exercita o raciocínio lógico, o MatchUp (Android) também trabalha a maneira de pensar de crianças e jovens. O jogo tem o objetivo de fazer com que os usuários vejam imagens na tela para, na sequência, encontrarem os pares com o menor número de tentativas possível. Conta com diversos níveis para desafiar cada vez mais a memória.





Lumosity

O cérebro atua como uma espécie de músculo que, quanto mais for trabalhado, mais se aperfeiçoa. E é aí que entra o Lumosity (iOS) com mais de 25 jogos cognitivos que trabalham diferentes áreas do cérebro, adaptando-se ao desempenho dos usuários para desafiá-los continuamente a encontrar soluções não só para problemas matemáticos, mas para outras atividades do dia a dia que também exigem concentração.






iMathematics


Mais que um programa para resolver problemas matemáticos, o iMathematics (Android, iOS e Windows Phone) se propõe a ensinar a disciplina em tópicos dedicados a geometria, aritmética e trigonometria, como estatísticas, equações, fórmulas, álgebra linear, vetores, matrizes, cálculo com números complexos, funções de enredo e o cálculo de raízes e extremas (polinomial, racional, exponencial e assim por diante), entre outras funcionalidades. Existem versões gratuitas e pagas do aplicativo, que é um dos mais populares do gênero.



GeoGebra Calculadora Gráfica

Fácil de usar, o GeoGebra é uma poderosa calculadora gráfica que permite lidar com construções geométricas dinâmicas, equações, coordenadas, gráficos de funções e formas. E você também pode fazer desenhos à mão livre com o reconhecimento de formas pelo app! Ele ainda conta com o In-app que busca de milhares de materiais de aprendizagem gratuitos criados e partilhados por alunos e professores de todo o mundo. Disponível para Tablets (Android e Windows) e Ipads. Para smartphones, disponível somente na plataforma Android.




O Blog do Dá Licença ainda vai atualizar essa lista! Fique ligado aqui e na nossa página do Facebook !





Nenhum comentário:

Postar um comentário